• (vazio)
Professor Rene Maas do IDS fala sobre a importância do Excel
Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017

Com muito orgulho o Instituto Daniel Sena foi convidado pelo JC Concursos a colaborar em uma matéria para o Portal do Jornal especializado em concurso público.

O Professor Rene Maas, de informática, foi quem contribui para a matéria, com sua vasta experiência na disciplina de informática. O foco da matéria foi como as bancas cobram dos candidatos o conhecimento em Excel.

Quanto às principais fórmulas de excel, o professor Rene disse ao JC que “quando falamos sobre planilhas de cálculo sempre nos deparamos com a matemática e seus sinais básicos de mais, menos, multiplicação, divisão e obviamente, o Excel é obrigado a seguir essas regras que sempre aprendemos. Um exemplo comum em prova é a prioridade de solução das questões que estão dentro de parênteses, e quando não tem parênteses é preciso lembrar que a multiplicação e a divisão devem ser resolvidas com prioridade sobre a soma e diminuição, ou seja, conhecimentos básicos que já fazem parte do aprendizado matemático. O outro aspecto que sempre aparece nas provas são as funções de cálculo como SOMA ou MÉDIA, que facilitam a vida do usuário. Vou compartilhar as oito funções mais usadas nas principais bancas e concursos. Essas oito funções dominam 70% das questões da prova: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, MAIOR, MENOR, ARREDONDAMENTO E SE (função condicional)”.

A matéria foi bem específica ao exortar a dificuldade que muitos alunos enfrentam com a disciplina de informática, especialmente quanto ao tema “Excel”.

A disciplina de informática vem sendo cobrada na maioria das provas de concursos de todos os níveis de escolaridade. E com um número considerável de questões dessa disciplina nas provas o candidato tem que ficar atento evitando o menor número de erro possível.