DEPEN – Grande Oportunidade Chegando....
Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2019

A ansiedade dos concurseiros de plantão pela realização do novo concurso para o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), está cada dia aumentando. Isso se deve as últimas declarações do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que afirmou que pretende reestruturar o sistema penitenciário brasileiro, com a criação de novas 5 Penitenciárias Federais. A urgência é tanta que este novo concurso, poderá acontecer através de uma Medida Provisória
 “Pretendo que o Departamento Penitenciário Nacional incremente a qualidade das penitenciárias federais, para o absoluto controle das comunicações das lideranças de organizações criminosas com o mundo exterior”, frisou.
A previsão é que este concurso seja publicado com 1.580 vagas, sendo 1440 para  o cargo de agente federal de execução penal (antigo agente penitenciário federal). O restante das vagas serão divididas entre Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (104) e Técnico Federal de Apoio à Execução Penal (36 vagas).
O último concurso para o DEPEN aconteceu em 2015. O edital publicou vagas para cargos de nível médio e superior. Para o cargo de Agente Penitenciário, a remuneração inicial foi de R$ .5403,95 e para concorrer, os candidatos precisaram ter nível médio e CNH “B”
As etapas do  concurso são: 
- Provas objetivas
- Prova discursiva
- Exame de aptidão física
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica 
- Investigação social. 
Os aprovados foram lotados na sede do DEPEN ou em uma das cinco penitenciárias federais localizadas em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

.